US Right to Know Sues CDC por documentos sobre seus vínculos com a Coca-Cola

News Release

Para liberação imediata: quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
Para obter mais informações, entre em contato com: Gary Ruskin (415) 944-7350

Direito de Saber dos EUA processou os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) hoje sobre a falha do CDC em cumprir o Freedom of Information Act (FOIA) e fornecer documentos em resposta a seis solicitações sobre suas interações com a The Coca-Cola Company.

As solicitações de registros públicos são parte de uma investigação que a USRTK está conduzindo sobre a influência da Coca-Cola no CDC e o impacto da empresa nas políticas públicas. Evidências de saúde pública sugerem que o consumo de refrigerantes açucarados está implicado na epidemia de obesidade e pode ser responsável por dezenas de milhares de mortes por ano. No entanto, as evidências coletadas até o momento indicam que a equipe do CDC forneceu orientação política para a Coca-Cola, permitido Coca-Cola para lobby o CDC, e aceitou contribuições da Coca-Cola por meio da Fundação CDC, que divulgou tais contribuições recentemente ano passado.

“Estamos processando o CDC para descobrir a extensão e a natureza do relacionamento do CDC com a Coca-Cola”, disse Gary Ruskin, codiretor do US Right to Know, um grupo de defesa do consumidor e saúde pública. “Assim como é errado para o CDC ajudar as empresas de tabaco, também é errado para o CDC ajudar empresas obesogênicas como a Coca-Cola.”

Desde 2016, a USRTK apresentou 19 solicitações FOIA ao CDC. Com os documentos que recebemos via FOIA do CDC e de outras fontes, ajudamos a expor o relacionamento colegial da ex-diretora do CDC Brenda Fitzgerald com a Coca-Cola e o ex-vice-presidente e diretor de ciência e saúde da empresa Rhona Applebaum no New York Times e A Interceptação.

Também revelamos que Barbara Bowman, então diretora da Divisão de Doenças Cardíacas e Prevenção de Derrames do CDC, aconselhou um ex-vice-presidente sênior da Coca-Cola sobre como impedir a Organização Mundial de Saúde de reprimir o açúcar adicionado.  Bowman saiu do CDC dois dias depois que seu conselho ao ex-executivo da Coca-Cola foi revelado.

Também ajudamos a descobrir as preocupações da equipe do CDC de que “missão está sendo moldada por terceiros e interesses desonestos”E sua chamada para“limpe esta casa. "

Mais descobertas em nossa investigação da influência da Coca-Cola no CDC estão disponíveis em: usrtk.org/our-investigations/#coca-cola.

Em 15 de dezembro de 2017, a USRTK entrou com seis solicitações FOIA junto ao CDC em relação ao seu relacionamento com a Coca-Cola. O CDC acusou o recebimento dessas solicitações FOIA quatro dias depois, mas não forneceu nenhuma outra resposta. A lei FOIA estabelece que as agências federais devem responder dentro de 20 dias úteis.

De acordo com Banco de dados de transparência da Coca-Cola, A Coca-Cola contribuiu com US $ 1.1 milhão para a Fundação CDC durante 2010-12. Mas a Coca-Cola não divulgou contribuições para a Fundação CDC depois de 2012. A Fundação CDC divulga essas contribuições, mas não os valores, nos anos 2017, 2016 e a 2015 - nenhum dos quais é divulgado pela Coca-Cola.

Tanto o CDC quanto a Coca-Cola têm sede em Atlanta.

O CDC foi varrido em dois escândalos recentes. Em 31 de janeiro, a diretora do CDC Brenda Fitzgerald deixou seu cargo, após um Artigo Politico levantando questões sobre seus investimentos em tabaco e outras empresas. Em 15 de dezembro, o Washington Post relatou que o CDC proibiu uma lista de sete palavras ou frases - como “baseada em evidências” e “baseada em ciências” - dos documentos orçamentários.

A ação USRTK FOIA foi movida no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Columbia. A reclamação USRTK está disponível em: https://usrtk.org/wp-content/uploads/2016/09/USRTK-v-HHS-complaint.pdf. O nome do caso é Direito de Saber dos EUA v. Departamento de Saúde e Serviços Humanos. A USRTK é representada neste caso pelo escritório de advocacia Mark S. Zaid.

Mais informações sobre o litígio da USRTK por transparência em: usrtk.org/our-litigation.

A US Right to Know é uma organização sem fins lucrativos de saúde pública e ao consumidor que investiga os riscos associados ao sistema alimentar corporativo e as práticas e influência da indústria de alimentos nas políticas públicas. Para mais informações, veja usrtk.org.