ILSI é um grupo de frente da indústria de alimentos, sugere um novo estudo

Impressão Email Partilhe TWEETAR

News Release

Para liberação imediata: domingo, 17 de maioth 2020 às 8h EDT
Para mais informações contactar: Gary Ruskin +1 415 944 7350

O influente grupo global sem fins lucrativos International Life Sciences Institute (ILSI) afirma que sua missão é "melhorar o bem-estar do público em geral", mas um estudo publicado hoje na Public Health Nutrition adiciona evidências de que é, de fato, um grupo de frente da indústria de alimentos.

O estudo, baseado em documentos obtidos pelo US Right to Know por meio de solicitações de registros públicos estaduais, revelou “um padrão de atividade em que o ILSI buscava explorar a credibilidade de cientistas e acadêmicos para reforçar as posições da indústria e promover conteúdo desenvolvido pela indústria em suas reuniões, diário e outras atividades. ”

“O ILSI é insidioso porque eles dizem que trabalham pela saúde quando na verdade defendem a indústria de alimentos e seus lucros”, disse Gary Ruskin, diretor executivo do US Right to Know, um grupo de consumidores e saúde pública. “Em todo o mundo, o ILSI é fundamental para a defesa dos produtos da indústria de alimentos, para manter os consumidores comprando alimentos ultraprocessados, bebidas açucaradas e outras comidas que promovem obesidade, diabetes tipo 2 e outros males.”

O estudo revela como o ILSI promove os interesses das indústrias de alimentos e agroquímicos, incluindo:

• O papel do ILSI na defesa de ingredientes alimentícios controversos e na supressão de opiniões desfavoráveis ​​à indústria;
  • que empresas como a Coca-Cola podem destinar contribuições ao ILSI para programas específicos; e,
  • como o ILSI usa acadêmicos para sua autoridade, mas permite a influência oculta da indústria em suas publicações.

No estudo, os co-autores “pedem que o ILSI seja reconhecido como uma entidade do setor privado em vez de uma instituição científica independente sem fins lucrativos”.

O estudo também revela novos detalhes sobre quais empresas financiam o ILSI e suas filiais. Por exemplo:

• O rascunho do formulário 2016 do IRS de 990 do ILSI América do Norte mostra uma contribuição de $ 317,827 da PepsiCo, contribuições superiores a $ 200,000 da Mars, Coca-Cola e Mondelez, e contribuições superiores a $ 100,000 da General Mills, Nestlé, Kellogg, Hershey, Kraft, Dr. Pepper Snapple Group , Starbucks Coffee, Cargill, Unilever e Campbell Soup.
  • O rascunho do formulário 2013 do Internal Revenue Service de 990 do ILSI mostra que ele recebeu $ 337,000 da Coca-Cola e mais de $ 100,000 cada da Monsanto, Syngenta, Dow AgroSciences, Pioneer Hi-Bred, Bayer Crop Science e BASF.
  • Em 2012, o ILSI recebeu $ 528,500 em contribuições da CropLife International, uma contribuição de $ 500,000 da Monsanto e $ 163,500 da Coca-Cola.

Recentemente, tem havido uma onda de trabalhos investigativos sobre o ILSI e sua influência mundial. Em janeiro passado, dois artigos da Professora Susan Greenhalgh de Harvard, em BMJ e o Jornal de Política de Saúde Pública, revelou a influência do ILSI no governo chinês em questões relacionadas à obesidade. Em junho passado, os co-autores do estudo de hoje divulgaram um estudo anterior sobre ILSI na revista Globalization and Health. Em setembro passado, o New York Times publicou um artigo sobre ILSI, intitulado Um Shadowy Industry Group Molda a Política Alimentar em todo o Mundo. Em abril, a organização sem fins lucrativos Corporate Accountability divulgou um relatório sobre o ILSI intitulado “Parceria para um planeta insalubre. "

O ILSI é uma organização 501 (c) (3) sem fins lucrativos, com sede em Washington DC. Foi fundada em 1978 por Alex Malaspina, um ex-vice-presidente sênior da Coca-Cola. Possui 17 filiais localizadas em todo o mundo.

O título do estudo em Nutrição em Saúde Pública é “Impulsionando parcerias: influência corporativa na pesquisa e política por meio do International Life Sciences Institute. ” Foi co-autoria de Sarah Steele, pesquisadora associada sênior do Jesus College e da Universidade de Cambridge; Gary Ruskin, diretor executivo da US Right to Know; e, David Stuckler, professor da Universidade Bocconi.

Os documentos do estudo também estão disponíveis no Arquivo de documentos da indústria alimentar do Biblioteca de Documentos da Indústria UCSF, Na Coleção da Indústria Alimentar USRTK, Bem como o Arquivo de documentos da indústria química, Na Coleção de Agrotóxicos USRTK.

Para obter mais informações sobre ILSI, consulte o Folha informativa sobre o direito de saber dos EUA sobre isso. Para obter mais informações sobre o Direito de Saber dos Estados Unidos, consulte nossos artigos acadêmicos em https://usrtk.org/academic-work/. Para obter mais informações gerais, consulte usrtk.org.