Grupos de interesse público para o USA Today: Colunas científicas do Ditch Corporate Front Group

Impressão Email Partilhe TWEETAR

A carta a seguir foi enviada por mais de duas dúzias de grupos de saúde, meio ambiente, trabalho e interesse público aos editores do USA Today expressando preocupação de que o jornal tem publicado colunas de ciência por membros do American Council on Science and Health, sem identificar esse grupo como um grupo de fachada corporativa com uma história de ciência da fiação para benfeitores corporativos. Para obter mais informações, consulte nossa ficha técnica no financiamento corporativo do Conselho Americano de Ciência e Saúde.

Atualização: em junho de 2019, ACSH's Vice-presidente de assuntos científicos Alex Berezow ainda está listado como colunista de opinião no Site do USA Today sem divulgação da posição de liderança de Berezow na ACSH.

Fevereiro 9, 2017

Cara Patty Michalski, Editora-chefe, USA Today:

Estamos escrevendo para expressar nossa preocupação de que o USA Today continue a publicar colunas escritas por membros do Conselho Americano de Ciência e Saúde (ACSH), um grupo financiado por corporações com uma longa história de promoção de agendas corporativas que estão em desacordo com a ciência convencional. O USA Today não deveria ajudar este grupo a promover sua falsa identidade como fonte confiável e independente de ciência. Seus leitores merecem informações precisas sobre o que e quem este grupo representa, pois eles refletem sobre o conteúdo das colunas.

Estas não são alegações inúteis. Muitos dos grupos de saúde, meio ambiente, trabalho e interesse público abaixo assinados têm acompanhado o trabalho da ACSH ao longo dos anos. Temos instâncias documentadas em que o grupo trabalhou para minar ciência da mudança climáticae negar as ameaças à saúde associadas a vários produtos, incluindo fumo passivofrackingpesticidas e  industrial produtos químicos - tudo sem ser transparente sobre seus patrocinadores corporativos.

Nós notamos que financeiro documentos obtidos por Mother Jones mostram que ACSH recebeu financiamento de empresas de tabaco, produtos químicos, farmacêuticos e petrolíferos. Grupos de interesse público têm relatado que ACSH recebeu financiamento das Fundações Koch entre 2005-2011, e lançou documentos internos mostrando que ACSH solicitou $ 100,000 da Syngenta em 2009 para escrever favoravelmente sobre seu produto atrazina - uma doação que deveria ser “separada e distinta do suporte operacional geral que a Syngenta tem fornecido tão generosamente ao longo dos anos”.

Em um momento em que o público questiona a legitimidade da mídia noticiosa, acreditamos ser vital que publicações como o USA Today sigam os mais elevados padrões de ética jornalística e atendam ao público com o máximo de verdade e transparência possível.

Respeitosamente, pedimos que você não publique mais colunas de autoria de membros do Conselho Americano de Ciência e Saúde ou, pelo menos, exija que os indivíduos identifiquem a organização com precisão como um grupo de defesa financiado por corporações.

Atenciosamente,
Ação Comunitária do Alasca sobre Tóxicos
Além dos tóxicos
Ação do câncer de mama